Uma das práticas pedagógicas mais importantes adotadas a todas as turmas em transição de um segmento a outro – do Ensino Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental 1; do 5º ano do Ensino Fundamental 1 ao 6° ano do Ensino Fundamental 2; e do 9º ano do Ensino Fundamental 2 ao 1° ano do Ensino Médio – no Colégio Estrela Sírius é o Projeto Travessia, que consiste em várias atividades do futuro segmento que são realizadas pelos alunos em fase conclusiva do segmento anterior, normalmente realizado no final do ano letivo de conclusão.
Neste ano, as Coordenações decidiram fazer uma Travessia “antecipada” com os alunos do 9° ano : desde o início de 2025, a turma tem participado de atividades realizadas pelos professores e alunos do/ no Ensino Médio, mas bem antes da conclusão, que será no final deste ano, esses alunos já tiveram uma experiência mais efetiva por meio da sua participação nas Disciplinas Eletivas oferecidas ao Ensino Médio.
Essa Travessia teve como principais objetivos: 1. Favorecer a transição escolar entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, diminuindo a ansiedade e aumentando a motivação dos estudantes; 2. Apresentar o conceito e a importância das Disciplinas Eletivas, mostrando como elas contribuem para a formação integral do estudante; 3. Estimular o interesse por novas áreas do conhecimento e desenvolver a autonomia na escolha de aprendizagens; 4. Promover a integração dos alunos do 9º ano com o ambiente, professores e propostas do Ensino Médio.
No dia 21 de agosto de 2025, os alunos do 9º ano participaram de atividades realizadas nas aulas das Eletivas oferecidas neste ano aos alunos do Médio, ministradas pelos professores do segmento, quais sejam: Professora Mayara Uchayama – Fazendo Ciência: na teoria e na prática; Professor Rogério Scchieroli Soares – Conhecimentos para aspirantes a curso da área da Saúde; Professor Alexandre Guanaes Buongermino – História, Cultura e Sociedade: Diferentes perspectivas; Professor César Rodrigues- Comunicação, Teatro e Literatura.
Foram os próprios professores que ministram essas disciplinas que comentaram a respeito das atividades realizadas na “Travessia”, de maneira que os objetivos pretendidos fossem alcançados:
“Os alunos da Eletiva Fazendo Ciência: na teoria e na prática se dividiram em grupos e cada grupo montou um protótipo de filtro de água usando materiais como garrafa PET, carvão ativado, cascalho, areia, algodão, tecido etc. Cada grupo explicou sua estratégia aos alunos do 9º ano e estes também ajudaram a montar os filtros. Os filtros foram montados de acordo com o que cada grupo achou pertinente e ficaram muito bacanas. O próximo passo foi coletar água do lado perto do Colégio, passar no filtro e verificar a eficiência de filtração de cada filtro. Os alunos participantes tiveram a oportunidade de aprender como se monta um filtro usando materiais simples, recicláveis e baratos, além de terem a oportunidade de conhecer o que é uma disciplina eletiva e interagir com os alunos do ensino médio.”, relatou a Professora Mayara Uchayama.
Conforme relata do Professor César Rodrigues, “Na disciplina Comunicação, Teatro e Literatura, propus uma vivência prática de improvisação teatral com foco em exercícios coletivos. A atividade envolveu dinâmicas de escuta, criatividade e adaptação em cena. Os alunos foram divididos em duplas e grupos pequenos, nos quais receberam situações-problema ou estímulos simples (como uma palavra, um objeto ou um gesto inicial) e tiveram que desenvolver uma cena curta de forma espontânea. O clima foi leve e colaborativo, e o 9º ano teve a oportunidade de assistir como plateia, observando de perto o funcionamento das eletivas no Ensino Médio. Os alunos participantes demonstraram grande envolvimento, superando a timidez inicial e desenvolvendo mais confiança em sua expressão corporal e verbal. Destacou-se a capacidade de cooperação em grupo e o surgimento de soluções criativas inesperadas, que enriqueceram as cenas. A plateia do 9º ano mostrou curiosidade e interesse, rindo e reagindo às improvisações, o que reforçou o caráter dinâmico da experiência. Percebeu-se também um avanço no exercício da escuta ativa, já que cada improviso exigia atenção plena ao colega para dar continuidade coerente à cena. O exercício de improvisação teatral é uma ferramenta pedagógica fundamental para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes. Ele favorece a autoconfiança, a capacidade de adaptação a situações inesperadas, o fortalecimento da escuta e da empatia e a prática do trabalho em equipe. Além disso, possibilita que os jovens explorem diferentes formas de comunicação, ampliando sua expressão artística e pessoal. Para os alunos do 9º ano, que estão em fase de transição para o Ensino Médio, assistir a esse processo funcionou como um convite à participação em atividades que valorizam tanto o conteúdo cultural quanto o crescimento humano”, concluiu o Prof. César.
Já a Eletiva Conhecimentos para aspirantes a curso da área da Saúde, segundo relata o Prof. Rogério, “consistiu em aula expositiva e interativa sobre as células sanguíneas desde a sua origem, desenvolvimento, diferenciação celular e funções, de modo a possibilitar a interpretação de hemogramas e estimular o raciocínio clínico nos alunos envolvidos com o tema. O resultado foi satisfatório, pois os educandos se envolveram com os casos clínicos expostos, tentando correlacionar os sinais clínicos dos pacientes fictícios e seus respectivos hemogramas, para então, realizarem o apontamento de hipóteses diagnósticas ou até mesmo para a elucidação de casos concretos”, diz o Prof. Rogério.
“A disciplina eletiva “História, Cultura e Sociedade” teve a participação ativa de alunos do 9º e, na aula em questão, foi dada continuidade às discussões sobre o tema “Indústria Cultural”, com a complementação do conteúdo programático acerca do tema. No início da aula, foi exibido o clipe da música “Another Brick in the Wall”, de 1982, da banda “Pink Floyd”. Após o clipe, foram lançadas aos alunos uma série de perguntas relacionadas à produção cultural atual, com o objetivo de introduzir questões que gerem debate. Entre as questões: “Há uma diferença hoje entre cultura e mercadoria?”. “Quais são os principais interesses por trás da produção de filmes e músicas?”. “Qual o poder de crítica social que a cultura possui nos dias de hoje?”. “Há uma certa padronização nos filmes e músicas a que vocês assistem?”. Todas essas questões acabaram por gerar um debate de bom nível entre o professor e os alunos, onde pudemos trabalhar e debater conceitos acerca do tema “Indústria Cultural”. A atividade foi de tremenda importância para os alunos do 9ºano, pois puderam vivenciar um debate com um nível de discussão mais aprofundado do que em relação ao que estão acostumados na série que frequentam. Essa vivência consolida uma importante transição entre o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio.”, relata o Professor Alexandre, que conclui: “A aula em destaque foi de suma importância aos alunos do 9º ano, a vivência, a troca de conhecimentos entre os alunos, e até a observação do professor em outro ambiente, ajudam a fidelizar o aluno e perceber a excelência de qualidade do nosso colégio. Vale destacar que obtive um retorno extremamente positivo dos alunos do 9º ano, com elogios ao professor e ao projeto em si.”
Ao final das atividades, os professores e as coordenações tiveram uma certeza: a de que os objetivos propostos foram alcançados, que os participantes foram motivados e, por isso, atividades como essas são essenciais para incentivar os alunos do 9º Ano e fazer a integração com os alunos do Médio. Como consequência natural, incentivar que realizem o Ensino Médio permanecendo no Colégio Estrela Sírius para que vivenciem, ao longo dos 3 anos finais da Educação Básica, experiências e conhecimentos como esses, não apenas nas Eletivas, mas em todas as disciplinas, em todos os estudos teóricos e práticos, em sala de aula e em atividades extraclasses e extraescolares, para que se preparem para a continuidade dos seus estudos em nível superior e para uma vida plena de sucessos!
Parabéns a todos os envolvidos nessa importante “Travessia”!
A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA GERAL