As aulas recomeçaram, o prometido foi realizado e os laços Família & Escola foram fortalecidos!
O segundo semestre do ano letivo de 2025 teve início com o retorno às aulas no dia 4 de agosto. Na mesma semana, no dia 9 de agosto, foi realizada a reunião de pais ou responsáveis para verificação do rendimento escolar do 2° bimestre, com atendimento pelos professores e pelas coordenadoras dos segmentos do Colégio: Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio. Antes, porém, das 8 às 9 horas, a Coordenadora Pedagógica Geral, Profa. Rosa Beloto, realizou uma reunião geral, a segunda do ano, que teve início com uma “prestação de contas” do que foi prometido na primeira (realizada no início do ano) e do que foi cumprido ao longo do 1º semestre. O ano letivo de 2025 começou com a implantação de nova legislação educacional, totalmente benéfica, que resultou no aumento da duração das aulas para 50 minutos, mudanças nas grades curriculares do Ensino Fundamental, na implantação do NOVO ENSINO MÉDIO, que aprimoraram ainda mais a formação dos alunos desses segmentos, aumentando a carga horária dos componentes curriculares de formação básica e trazendo especializações nos componentes diversificados e de formação complementar, e, com isso, alterando os horários de entrada (mais cedo) e de saída (mais tarde) dos alunos (grades horárias de aulas das turmas). Em junho, a Escola compareceu a um encontro realizado na Diretoria de Ensino Norte 1, sendo que todo o seu Plano Escolar 2025, que foi entregue no início do ano, foi homologado com sucesso diante da correção e do cumprimento legal de seu calendário escolar, das grades curriculares de seus Cursos, de seu Projeto Pedagógico e dos demais documentos que compõem a identidade da Escola.
Apenas um documento - o Regimento Escolar - precisou ser refeito. Não por erro, mas por causa de novidades ocorridas ao longo do 1º semestre, como a publicação da Lei 10.500/25, que passou a proibir o uso de celulares no ambiente escolar, e o mais recente sucesso da Escola: a implantação do novo sistema de Recuperação da Aprendizagem. O novo Regimento já foi elaborado, aprovado, homologado e já se encontra disponibilizado no site da Escola – estrelasirius.com.br – na Área Restrita do Aluno.
Uma das ações prometidas e realizadas pela Escola foi o investimento feito no preparo e na participação dos alunos de todos os segmentos nas Olimpíadas de Astronomia e Astronáutica, de Matemática, de Robótica, dentre outras, oferecendo aos alunos, sem qualquer custo às famílias, cursos preparatórios ministrados pela Profª. Luciana Guimarães (foram 24 aulas entre os meses de março a maio), já mostrando resultados muito positivos no início de julho: 2 medalhas de ouro no Ensino Médio e 4 de prata no 9° ano na Olimpíada de Astronomia (OBA), e 6 alunos do Fundamental 1 classificados para a próxima fase da Olimpíada de Robótica. Em breve, os alunos realizarão a Olimpíada de Matemática (OBMEP).
Outras ações bem sucedidas foram lembradas e a Coordenadora Rosa fez um convite para que os presentes leiam as matérias que são publicadas sobre elas nas redes sociais e no site da Escola (estrelasirius.com.br). Novos projetos de excelência foram anunciados para 2025/2, além de 2 novos Cursos extracurriculares: Basquete e Jogos Digitais (em breve, matérias sobre eles).
A reunião culminou com uma constatação que foi marcante na primeira reunião do ano: a importância da parceria Escola & Família para que o objetivo comum entre ambas – a educação efetiva dos seus filhos/nossos alunos – se concretize de fato. A coordenadora Rosa agradeceu a participação dos presentes na Pesquisa de Satisfação ocorrida no mês de abril, em que as famílias mostraram seu contentamento com o trabalho realizado na Escola ao mesmo tempo em que apontaram fragilidades que puderam ser sanadas de imediato porque foram feitas diretamente à Escola. Toda as vezes em que a parceria Família & Escola promove comunicação direta e oficial (ClassApp, pesquisa de satisfação, atendimento presencial na Escola) entre si, o resultado é sempre positivo. Já as críticas feitas por meios não diretos e não oficiais, aos quais a Escola não tem acesso, não apenas veiculam muitas vezes fatos inverídicos mas também prejudicam o que está dando certo, transformando a parceria em Família versus Escola... E isso não pode e não deve acontecer.
Por conta dessa parceria de amor às nossas crianças e aos nossos jovens, a Coordenadora Rosa fez um pedido aos presentes: que ajudem a Escola a cumprir a Lei que proíbe o uso de celulares no ambiente escolar, não permitindo sequer que os alunos tragam os aparelhos ao Colégio, pois haverá supervisão do cumprimento da Lei pelos órgãos oficiais e, em seus 51 anos, a Escola sempre cumpriu todas as legislações.
A reunião foi encerrada com a certeza de que todas as promessas feitas foram cumpridas ao longo do primeiro semestre de 2025 e que os laços da parceria Família & Escola estarão cada vez mais fortes no novo semestre.
A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA GERAL