A Dança é uma linguagem artística, uma expressão corporal dotada de significação, de representação, ou seja, é “um dizer com o corpo”.
Inventada pelo ser humano desde o início da sua vida no planeta Terra, essa linguagem não verbal já existia antes mesmo das pinturas nas cavernas, que já mostravam mulheres dançando desde a Pré-História.
Presente em todos os povos e culturas, a Dança pode ser executada em grupo, duplas ou solos. Pela Dança se expressa a alegria, a tristeza, o amor e outros sentimentos humanos.
Assim como a Música, nas civilizações antigas, como a egípcia ou a mesopotâmica, a Dança tinha um caráter sagrado, sendo mais uma forma de honrar os deuses. Esse tipo de Dança sobrevive até hoje em países como Índia e Japão.
Na Idade Média, o caráter sagrado da Dança desaparece e ela é até condenada pela Igreja Católica, mas a partir do Renascimento, saber dançar torna-se fundamental na educação dos nobres. Surgem as Danças mais conhecidas: o minueto, a gavote, a zarabanda, a allamande e a giga. No final do século XVIII, na Áustria e no Império Alemão, surge a valsa. Inicialmente, a Dança causa escândalo, pois é a primeira vez que os casais dançam abraçados e de frente para o outro. Este ritmo vai se espalhar por toda Europa e chega ao Brasil com a vinda da corte portuguesa. Até hoje, a valsa está presente nos bailes de debutantes e casamentos. (...) No século XIX, surge o movimento artístico romântico e o balé se consolida como forma de expressão artística. É na corte russa que o balé alcançará o auge da criação artística. O compositor Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893), autor de obras como “O Lago dos Cisnes” e “O Quebra-nozes”, marcou a criação dos balés românticos.
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No dia 12 de maio de 2025, a Professora de Artes do Ensino Fundamental 2, Professora Daniele Vitório, realizou com os alunos do 9º ano uma atividade de Dança Contemporânea. A atividade ocorreu no Pátio Azul da Escola e a própria Professora Daniele é quem relata como ela foi realizada:
“A Dança Contemporânea é uma forma de expressão artística que combina técnicas de diferentes estilos de Dança, como o balé clássico, a Dança moderna e o improviso, valorizando a liberdade de movimento, a expressão corporal e a criatividade. Os alunos escolheram seu grupo e criaram a coreografia.
É interessante observar o aluno fora da sala fazendo uma atividade em grupo, o que é extremamente importante para o seu desenvolvimento social. A Dança proporciona concentração e desenvolvimento da coordenação motora. Quando saímos da teoria e vamos para prática, tudo muda. O aprendizado é absorvido com mais facilidade”, comenta a Professora Daniele.
A importância da atividade na formação dos participantes é, em especial, o fato de que a Dança, como já citado, é uma expressão de sentimentos e de identidade A adolescência é um período de muitas transformações emocionais e físicas. A Dança contemporânea permite que os alunos expressem sentimentos, ideias e conflitos internos sem a necessidade de palavras.
Na avaliação da Professora Daniele, “Dançar é criar uma escultura visível apenas por um instante”, conforme a citação de Erol Ozan. Foi interessante observar a dedicação dos alunos, sendo que os mais tímidos se soltaram. Fiquei muito emocionada e eles adoraram ver o resultado. Então, afirmando a ideia de Erol Ozan, eles fizeram uma escultura visível por um instante. “, conclui a Professora!
Sempre que uma linguagem artística é apresentada na Escola, a boa energia do ambiente se potencializa. Afinal, as linguagens artísticas como a Dança, a Música, a Poesia, o Teatro, dentre outras, que foram criadas pelo ser humano para que ele se comunicasse com as divindades, trazem para o ambiente escolar as energias maravilhosas e mágicas que habitam o sagrado!
Parabéns à Professora Daniele e ao 9º ano por tudo isso!
A COORDENAÇÃO POEDAGÓGICA GERAL
Profa. Rosa Beloto