Acontece

Visita ao Museu Afro Brasil mostrou os símbolos do Brasil que são contribuições dos africanos e seus descendentes

      A Cultura Afro-Brasileira é o resultado das contribuições deixadas pelos africanos e afrodescendentes que se tornaram parte da identidade do Brasil, assim como as dos indígenas e dos europeus ao longo da História do país, manifestando-se como Música, Dança, Culinária, Religião, Artes, Festividades e em outras diversas áreas.

     Valorizar essas contribuições que já fazem parte da Cultura Brasileira é uma questão de justiça, de igualdade e de referência. Da escravidão e libertação do negro escravo até os dias de hoje, busca-se a concretização dessas questões e o primeiro caminho a percorrer para obter tal valorização é fazer conhecer as marcas deixadas pelos africados e seus descendentes na Cultura do Brasil. Daí esses estudos fazerem parte do Currículo de formação básica nas Escolas.

     Alguns exemplos dessas contribuições são muito conhecidos e apreciados pelos brasileiros:

  • Na Música, o gênero musical que se tornou símbolo nacional é o SAMBA.
  • Nas Artes, a Capoeira é uma mistura de arte marcial e dança, além de ser uma forma de resistência cultural e física. Outras danças tipicamente africanas que se tornaram brasileiras são o samba de roda, o maracatu e o afoxé. Nas Artes afro-brasileiras predominam o uso de cores vibrantes, formas geométricas e símbolos religiosos, que se tornaram também elementos da Música, da Dança e das Festas.
  • A festa mais famosa no Brasil de origem africana é outro símbolo nacional: o Carnaval.
  • Mas há uma Arte que é unanimidade entre os brasileiros: a Arte Culinária de origem africana da qual fazem parte a feijoada, o acarajé, o vatapá, o caruru, o cuscuz, o quindim...

     Como no Colégio Estrela Sírius é muito frequente que os estudos teóricos abordados em sala de aula sejam também estudados na prática, nada melhor para conhecer e entender tudo que até aqui foi exposto do que conhecer o Museu Afro Brasil, o que ocorreu no dia 22 de maio de 2026.

     A atividade extraescolar de visita ao Museu Afro Brasil - Emanoel Araújo foi realizada pelos alunos dos 8ºs e do 9º ano, acompanhados dos Professores Daniele Vitório, da disciplina de Artes, e do Professor Rafael Vianna, da disciplina de Geografia.

     A Profa. Daniele é quem comenta como foi a visita e qual a sua importância na formação dos alunos:

    A visita pedagógica ao Museu Afro Brasil Emanoel Araújo foi planejada como uma ação interdisciplinar entre Artes e Geografia, desenhada especificamente para atender à maturidade reflexiva dos alunos de 8º e 9º anos. O objetivo central foi tirar os estudantes do campo teórico e inseri-los em um espaço de imersão que celebra, preserva e reconstrói a narrativa da cultura afro-brasileira e a história do continente africano, combatendo visões eurocêntricas e estereotipadas”, conclui a Professora.

     Além disso, como toda atividade extraescolar, os alunos aprenderam “in loco” e na prática, ou seja, de verdade, tornando a atividade muito prazerosa, em especial pela integração do grupo, o que também acontece com os trabalhos dessa natureza.

     Parabéns aos alunos que aproveitaram essa oportunidade especial, aos professores que acompanharam as turmas e à Coordenação do Ensino Fundamental 2, Profa. Vera Coelho, pela oferta e pela organização da atividade. Todos merecem um “Quindim de Iaiá”:

“(...)

Os quindins de Iaiá
Tem tanta coisa de valor
Nesse mundo de Nosso Senhor
Tem a flor da meia-noite
Escondida no terreiro
Tem música e beleza
Na voz do boiadeiro
A prata da lua cheia
No leque dos coqueiros
O sorriso das crianças
A toada dos vaqueiros
Mas juro por Virgem Maria
Que nada disso pode matar...
O quê?
Os quindins de Iaiá!”

(Ari Barroso)

 

A Coordenação Pedagógica Geral

Colégio Estrela Sírius

Galeria de fotos

® Copyright Colégio Estrela Sírius 2010 - 2025. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Delta Tech Tecnologia - Delta Educacional