Acontece
13/02/2026
O ano letivo de 2026 começou e a Primeira Reunião de Pais foi um sucesso!
Não há dúvidas sobre a importância das reuniões de pais no fortalecimento dos laços que unem a parceria Escola & Famílias, bem como na oportunidade dos pais receberem as informações sobre o rendimento escolar, sobre a disciplina e as atitudes de seu/sua filho(a) diretamente dos docentes e das coordenações. Assim sendo, o comparecimento às reuniões é imprescindível no acompanhamento do processo educativo dos(as) alunos(as) já que os resultados dele são compartilhados às famílias.
As reuniões de início de ano e de semestre letivos têm uma importância diferenciada, pois é um momento de prestação de contas do que foi planejado anteriormente e do que realmente ocorreu, e um momento de anunciar tudo que está planejado para o período do ano que se inicia. Mais ainda: é o momento de mostrar que o que foi feito e o que será feito com sucesso na Escola depende do apoio e da confiança das famílias, que contam com um meio de comunicação oficial – uma AGENDA – para suas avaliações, sugestões e críticas DIRETAMENTE aos profissionais que atuam na Escola, além de atendimento presencial AGENDADO com a Coordenação.
No dia 31 de janeiro, foi realizada a reunião inicial com os responsáveis pelos alunos do Ensino Fundamental I e, no dia 7 de fevereiro de 2026, com os responsáveis pelos alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Ambas as reuniões tiveram início com a apresentação da Coordenadora Pedagógica Geral, a Profa. Rosa Beloto, e, na sequência, com as coordenações e com o corpo docente dos segmentos.
Na reunião com os responsáveis pelos alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, a Coordenadora Geral começou sua apresentação com uma retrospectiva do que foi prometido e do que foi realizado efetivamente e com sucesso nos dois últimos anos:
Em 2024, o Colégio Estrela Sírius completou 50 anos, o que por si só já confirma o ensino de excelência que a Escola oferece, já que nenhuma instituição educacional sobrevive tanto tempo sem essa oferta, que também é confirmada pelo sucesso de seus ex-alunos e pela formação, competência e fidelidade de seus professores. Naquele ano, o Colégio ganhou um novo PPP - Projeto Político Pedagógico, completo, atualizado, totalmente de acordo com a BNCC e com a legislação educacional vigente. Também naquele ano, as atividades extraclasse e extraescolares realizadas pelos professores e pelos alunos passaram a ser sistematicamente publicadas no site e nas redes sociais da Escola. Veja em https://www.estrelasirius.com.br
Uma das novidades implantadas na Escola em 2024, que ocorreu também em 2025, foi o Vestibulinho, uma prova que avalia o rendimento escolar dos alunos dos 9ºs anos (concluintes do Ensino Fundamental II, portanto), que premia o primeiro colocado com uma bolsa de estudos integral e fideliza os alunos para que realizem o Ensino Médio na Escola. Nos dois últimos anos, o resultado foi a abertura de 2 turmas de 1º ano de Ensino Médio, o que é uma vitória!
Em 2025, a legislação educacional aumentou o tempo da duração das aulas para 50 minutos em todos os segmentos e publicou Novas Diretrizes para o Ensino Médio. A Escola passou a seguir essas novas determinações que resultaram em mais tempo dos alunos na Escola.
Outra novidade importante ocorrida em 2025 foi a implantação do Novo SISTEMA DE RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM, que, colocado em prática e conforme os resultados mostrados nos Relatórios publicados e divulgados, atingiram seus objetivos propostos. O novo sistema de recuperação é uma oportunidade dada aos alunos que tiveram dificuldades de entendimento em assuntos estudados num bimestre de saná-las tendo aulas e nova prova sobre aqueles assuntos. Obtendo notas mais altas nesse processo, elas substituem a nota da prova do bimestre em recuperação e nova média bimestral é calculada. A maioria dos alunos participantes do processo conseguiu recuperar a aprendizagem e, com isso, obter resultados melhores e até de excelência. Tudo isso sem custos adicionais às famílias.
Outras atividades de destaque do ano de 2025 foram as Olimpíadas do Conhecimento Conforme compromisso firmado pela Escola. Seus alunos participaram das principais competições oferecidas aos estudantes brasileiros, como as Olimpíadas de Matemática, de Ciências, de Astronomia/Astronáutica, de Robótica etc, que resultaram em medalhas, menções honrosas e outros destaques aos alunos do Sírius. A Escola investiu em seus alunos, inscrevendo-os e oferecendo aulas preparatórias sobre os temas objetos dessas competições, também sem qualquer custo às famílias. No final do ano, todos esses destaques foram assunto de uma matéria publicada no site e nas redes sociais da escola na ocasião da entrega dos prêmios oriundos dessas Olimpíadas.
Em se falando em destaques, em 2025 foi instituída a certificação de excelência aos alunos que se destacaram pelos seus resultados no rendimento escolar. A entrega de certificados foi uma festa! O Colégio continuará em 2026 com essa sistemática de premiar os alunos de excelência e motivar os demais para que também a busquem.
As mudanças na legislação educacional, nas atividades da Escola e em especial na imposição da Lei 15.100/25, que proíbe o uso de aparelhos celulares nas Escolas, ocasionaram a necessidade do Colégio elaborar e publicar um novo Regimento Escolar (já publicado na área do aluno no site da Escola).
Depois dos resgates do que foi sucesso nos dois anos anteriores, chegou a vez de anunciar as novidades para 2026, além da continuidade de tudo que foi bem sucedido anteriormente:
- Grade Curricular do NOVO ENSINO MÉDIO totalmente implantada;
- Lançamentos de novos Projetos: “Monitoria Discente Sírius”, “Oficina de Textos”, “Paradidáticos e Intertextualidades” (esses projetos detalhados serão enviados pela agenda oficial);
- Nova sala de Matemática e de Jogos de Raciocínio;
- Novo Laboratório de Ciências Biológicas e de História Natural;
- Uso mais intensivo das salas ambientes já existentes (Sala de Leitura, Sala de Inglês) e de Laboratórios de Informática, de Química, de Robótica etc;
- Cursos Extracurriculares: Esportes, Artes, Cultura (formação complementar).
Nessa etapa da reunião, a Coordenadora Geral justificou que o planejamento de grande quantidade de atividades que envolvem LEITURA e produção de textos tem como um dos principais motivos utilizá-las como antídotos no combate ao uso excessivo e por isso vicioso de celulares que, como é sabido, resulta em danos irreparáveis físicos, mentais, sociais, dentre outros. Essas atividades são consideradas pela Ciência como exercícios poderosos e eficazes no desenvolvimento da inteligência, da criatividade e da oportunidade de sonhar.
Um dos fracassos da Escola em 2025 foi o de não conseguir que muitos alunos obedecessem à Lei 15.100/2025 e ao regulamento da Escola que a espelha: alunos que insistiram em usar o celular, em ignorar a Lei. Sanções foram aplicadas – notificações, advertências, suspensões – mas nada teve resultado positivo certamente porque a Escola não teve o apoio das famílias desses alunos. O aparelho celular, sendo proibido em qualquer dependência da Escola, nem deve ser trazido e, se for, não deve sair da mochila ou do armário.
Assim sendo, foi comunicada aos presentes uma nova determinação da Direção da Escola: em 2026, os celulares apreendidos dos alunos que estiverem usando o aparelho serão encaminhados à Secretaria da Escola; esses aparelhos apreendidos só serão devolvidos aos pais desses alunos que vierem à Escola para resgatá-los. Aliás, a Secretaria tem telefone disponível para comunicação entre alunos e suas Famílias quando preciso. Dessa forma, não há mesmo necessidade de uso de celulares na Escola.
A Coordenadora Geral se comprometeu de enviar via agenda e em detalhes todo o material dos assuntos mais importantes tratados naquela primeira parte da reunião.
Na sequência, apresentaram-se as Coordenadoras e os Professores do Fundamental 2 e do Ensino Médio.
Ao final da reunião, foi expresso o desejo de todos de que o ano de 2026 seja repleto de saúde e de realizações, e que Escola & Famílias possam formar – unidos em sua tarefa educativa – profissionais competentes, cidadãos atuantes e PRINCIPALMENTE pessoas do bem de quem tanto o mundo precisa com urgência!
A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA GERAL
Profa. Rosa Beloto
Colégio Estrela Sírius